Música e Comportamento


Victor Damborowiski

Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão. - Artur da Távola

Imagine a cena: “Você em determinada quinta-feira, está dirigindo no transito pesado de uma avenida, bem no horário da saída das empresas, às 17:30h, quando do nada o rádio começa a tocar a Quinta Sinfonia de Beethoven’’, toda a sua pressa começa a se transformar em irritação, seus dedos já não conseguem mais ficar parados e você começa a bater eles com a ponta contra o painel, você começa a suar, quando sem querer você toca no acelerador, e o carro com a primeira marcha engatada arranca, e você quase atropela o pedestre que atravessava o sinal de acesso para ele”.

O relato acima é apenas ilustrativo, e até mesmo exagerado. No entanto, pesquisadores neuropsicólogos, descobriram que as músicas têm influência direta nas áreas do cérebro relacionadas a emoções, controle motor, controle de impulsos e afetividade. OK, isso explicaria essa mudança de comportamento, mas porque justamente com a Sinfonia de Beethoven os comportamentos mudaram? Bom vamos exercitar a imaginação?

Imagine uma nova cena: “Você acaba de voltar a ter nove anos de idade; sua mãe está cozinhando o jantar na cozinha, enquanto seu pai conversa com ela sentado na cadeira em frente à mesa. Você sai para fora para brincar com o seu cachorro quando, do nada, seu vizinho liga no último volume a Quinta Sinfonia de Beethoven. Você começa a ouvir pratos quebrando na direção de onde vem a música, seu cachorro morde sua mão por medo dos barulhos, sua mãe escuta seu choro de dor e vai correndo te acudir e medicar o ferimento. Com isso o jantar queima, pois seu pai estava em outro cômodo da casa. Infelizmente, aquela comida queimada era strogonoff de carne, seu prato favorito. Bem você ficou com fome naquela noite, o tempo passou, e você percebeu que todas as vezes que seus vizinhos colocavam a Quinta Sinfonia, eles brigavam e seu cachorro ficava nervoso, você se muda e fica muito tempo sem ouvir essa música, até que hoje, no trânsito, ela toca”.

A cena narrada acima, pode ser entendida como um típico “comportamento condicionado”. O que é um comportamento condicionado? Basicamente é um comportamento que você elicia na presença de um estímulo predeterminado, nesse caso, a Quinta Sinfonia. Ok, qual o motivo da ansiedade, e suor da primeira cena? Provavelmente a obra de Beethoven não te traz boas lembranças e, como já bem vimos acima, “a música tem o poder de influenciar o controle de impulsos do nosso cérebro”. E é essa a resposta que seu organismo apresenta quando está em estado de tensão.

REFERÊNCIAS

ADRIANE WEIGSDING, Jessica. PATRICIA BARBOSA, Carmem. A influência da música no comportamento humano Arquivos do MUDI, v18, n 2,p 47-62.

SKINNER, b. f. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Ed. UnB/ FUNBEC, (1953), 1970.

MOREIRA, Márcio Borges Princípios básicos de análise do comportamento / Márcio Borges Moreira, Carlos Augusto de Medeiros. – Porto Alegre : Artmed, 2007. 224p. : il. ; 25 cm. ISBN 85-363-0755-2.